Fundada no Brasil na segunda metade dos anos setenta — a partir de uma associação da família Asmussen com a indústria Suíça Alicon —, a empresa operou sob esta denominação na zona Sul de São Paulo até o início dos anos oitenta. Neste período desenvolveu produtos destinados principalmente à Companhia Antarctica. Os produtos carros-chefe eram modelos de balcão de dispensadores de chopp e de refrigerantes no formato post-mix.
Em 1985 a empresa mudou-se para sua sede própria em Natividade da Serra, pequena cidade no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e adotou o nome Birco.
Hoje a Birco projeta, desenvolve, fabrica e instala sistemas e equipamentos para dispensar bebidas geladas. Inclui refrigerantes, sucos, chopp –– tanto no sistema post mix (concentrados misturados com água) quanto no sistema pré-mix (chopp, sucos e outras bebidas já diluídas). A linha abrange desde simples máquinas de balcão até complexos sistemas para altos volumes: refrigerantes em cinemas ou fast-foods. A Birco desenvolve também sistemas e equipamentos específicos, sob medida, para usos não-convencionais.
A equipe de colaboradores da Birco é qualificada com especialização em refrigeração, ferramentaria, soldas, eletrônica, mecânica e fluidos. Nosso processo produtivo esta em constante aprimoramento, com investimentos em novos maquinários, infraestrutura e tecnologias.